sexta-feira, maio 22, 2009

Em Destaque



Aung San Suu Kyi, nascida em Rangum, 19 de Junho de 1945, é activista birmanesa, premiada com o Nobel da Paz em 1991, líder da oposição ao regime ditatorial do país.

Filha de Aung San, o herói nacional da independência da Birmânia que foi assassinado quando Suu Kyi tinha apenas dois anos de idade.

Depois de ter vivido em Londres, regressou ao seu país em 1988, por altura da morte da mãe. O seu retorno à Birmânia, no momento denominada Myanmar, coincidiu com a eclosão de uma revolta popular espontânea contra vinte e seis anos de repressão política e de declínio económico no país. Em pouco tempo, Suu Kyi tornou-se a líder do movimento de contestação ao regime militar.
Nesse ano, morreram dez mil pessoas em consequência das medidas de repressão adoptadas pelo regime.


Após o seu partido (Liga Nacional para a Democracia) ter obtido uma vitória esmagadora nas eleições de 1990, Suu Kyi viu-se remetida a prisão domiciliária pela junta militar que governa o seu país. A Birmânia continuou a ser dirigida pelo general Ne Win num regime ditatorial, mas a luta pela democracia ganhava crescente visibilidade e apoio internacional.

Em 1990, Aung San Suu Kyi ganhou o prémio Sakharov de liberdade de pensamento, e em 1991 foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz.

Em 1995 o regime militar decidiu levantar a pena de prisão domiciliária imposta à Prémio Nobel, como sinal de abertura democrática dirigido à comunidade internacional. As liberdades individuais de Suu Kyi, porém, continuam muito limitadas.

No dia 14 deste mês, Aung San Suu Kyi foi presa, acusada de permitir a entrada de um norte-americano em sua casa, violando assim a sua prisão domiciliar. A acusação é absurda pois a casa é cercada por guardas militares.

Mesmo correndo o risco de sofrer retaliações dos militares, os ativistas da Birmânia estão a organizar um movimento global pela libertação de Aung San Suu Kyi e de todos os prisioneiros políticos do país.

A petição, endereçada ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, pede que ele negoceie a libertação dos presos como condição para qualquer nova relação com o país. A petição será entregue dia 26 deste mês pelos activistas pró-democracia birmaneses.


Clique abaixo para assinar e divulgue entre amigos e familiares.

http://www.avaaz.org/po/free_aung_san_suu_kyi/98.php/?cl_taf_sign=8013e4052b18ca541703642d680b455d


Foto retirada da net
Dados biográficos retirados daqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aung_San_Suu_Kyi

Sem comentários: