sexta-feira, novembro 04, 2011

A Carroça


Certa manhã, o meu pai, homem muito sábio, convidou-me a dar um passeio pelo bosque e eu aceitei com prazer. A dado momento, deteve-se numa clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-me:
- Além dos pássaros, ouves mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos durante alguns segundos e respondi:
- Ouço um barulho, parece ser uma carroça...
- Isso mesmo! disse o meu pai, é uma carroça vazia.

Uma carroça vazia? Perguntei ao meu pai:
- Como é que sabes que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

O meu pai respondeu-me:
- É muito fácil saber que uma carroça está vazia, pelo barulho. Quanto mais vazia a carroça está mais barulho faz!

Cresci, e até hoje, quando vejo uma pessoa a falar demais, a gritar, no sentido de intimidar, a tratar os outros com arrogância, a ser prepotente, interrompendo constantemente as conversas, querendo demonstrar que é dono da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir novamente a voz do meu pai a dizer-me:

"Quanto mais vazia a carroça está, mais barulho ela faz…"



Recebido por email
Imagem retirada da net

1 comentário:

Anónimo disse...

Por vezes o silêncio é tão profundo e nefasto que até o som de uma carroça vazia passando no empedrado luzidio das manhãs de nevoeiro nos recordaria que não se deve desprezar o valor de um ruído..Afinal o encanto do dia é tão breve e tão longa a noite eterna da escuridão que só quem não enfrentou a parede branca pode achar que a carroça é barulhenta demais..